Luanda – Angola participa, nesta terça-feira, na reunião de peritos que prepara a Cimeira Extraordinária de Chefes de Estado e de Governo da União Africana sobre “Terrorismo e Mudanças Inconstitucionais de Governo em África”, a decorrer a 28 de Maio, em Malabo, Guiné Equatorial.
A delegação angolana ao evento é chefiada pelo embaixador na Etiópia e Representante Permanente junto da União Africana e da Comissão Económica das Nações Unidas para África, Francisco José da Cruz.
No quadro da cimeira, proposta pelo Presidente João Lourenço, Angola manifestou, recentemente, em Addis Abeba, Etiópia, preocupação pelos crescentes casos de mudanças inconstitucionais de regime em África com recurso à força militar.
Na ocasião, o ministro das Relações Exteriores, Téte António, defendeu a adopção de “medidas mais firmes” para desencorajar tais acções e responsabilizar os autores.
Esta posição foi expressa durante a 35ª Sessão Ordinária da Assembleia de Chefes de Estado e de Governo da União Africana.
A Cimeira Extraordinária sobre Terrorismo e Mudanças Inconstitucionais de Governo em África vai analisar o impacto deste flagelo no continente e traçar um plano de acção para o seu combate.
A reunião de peritos tem a duração de dois dias.
Situação humanitária
Também hoje, em Malabo, especialistas de diferentes estados africanos analisam a situação da migração e dos refugiados em África.
A ministra angolana da Acção Social, Família e Promoção da Mulher, Faustina Alves, vai intervir no Painel de Discussão sobre Alterações Climáticas, Calamidades e Deslocamentos Forçados em África.