Luanda – Angola e o Paraguai preparam a realização da I Reunião de Consultas Políticas, com objectivo de dinamizar e aprofundar a cooperação bilateral entre os dois países.
Para o efeito, o embaixador de Angola no Paraguai, Azevedo Xavier Francisco, reuniu-se, sexta-feira, com a directora da Direcção de Cooperação Bilateral deste país latino americano, Marisol Soldival.
O embaixador Azevedo Xavier Francisco manifestou o desejo das partes trabalharem juntos para a materialização da I Reunião de Consultas Políticas entre os dois países, no marco da dinamização e aprofundamento das relações de cooperação.
Por seu turno, Marisol Soldival fez saber que o seu país pretende dinamizar e aprofundar a cooperação bilateral com Angola no âmbito da cooperação Sul-Sul, com aposta na busca de novas oportunidades de cooperação.
Frisou que, durante a próxima semana, vai propor ao vice-ministro das Relações Exteriores do Paraguai, coordenador para a realização das Consultas Políticas, para realização da mesma na segunda quinzena do mês de Outubro, pretensão aplaudida pelo embaixador angolano.
Tribunal Superior da Justiça Eleitoral
No segundo encontro do dia, o embaixador Azevedo Xavier deslocou-se à sede do Tribunal Superior da Justiça Eleitoral, onde manteve um encontro de trabalho com o Ministro Jorge Enrique Bogarin González, um dos três membros da Corte Superior da Justiça eleitoral daquele país.
Na reunião, o embaixador angolano fez um resumo da situação política vigente em Angola, tendo sublinhado que o país entrou numa fase de eleições regulares desde o alcance da paz em 2002.
Já o responsável paraguaio manifestou o desejo de manter um intercâmbio no quadro do observatório eleitoral e troca de experiência com a sua congénere de Angola, a Comissão Nacional Eleitoral, para o fortalecimento das relações no que concerne à observação eleitoral.
Jorge Enrique Bogarin frisou que Angola e o Paraguai encaram as bases para o desenvolvimento da relação sobre intercâmbio eleitoral, marco que poderá alavancar e aprofundar ainda mais a cooperação política entre ambos estados.
Encontro com empresários
No quadro do desenvolvimento da sua agenda diplomática, o embaixador de Angola no Paraguai, Azevedo Xavier, manteve um almoço de trabalho com empresários do ramo da produção de grãos das Empresas DEFISPAR S.A, INVERSION AGRO PECUÁRIA, FTT S.A e AGRISAN S.A, a quem transmitiu as oportunidades de negócio em Angola, a fim de despertar o seu interesse em investir em Angola.
Durante a sua abordagem, o embaixador destacou que Angola vive hoje uma situação “bastante” atractiva para o investimento estrangeiro, tendo na oportunidade destacado os vários incentivos fiscais adoptados pelo Governo para atracção do empresariado estrangeiro.
Destacou que o Executivo angolano tem como bandeira a captação de investimento para alavancar o crescimento económico.
Convidou o grupo de empresários do Paraguai a realizar uma visita a Angola, entre Setembro e Outubro, para constatar as oportunidades e condições para o investimento que pretendem realizar.
Azevedo Xavier Francisco manteve ainda um encontro com o director comercial da empresa Metalúrgica Vera S:R.L, José Meza, que manifestou o desejo de conhecer o mercado angolano para fornecer produtos metálicos e posteriormente montarem uma sucursal.
A ideia é produzir no país material diverso desde alumínio, caixilharia, chapas de zinco, torres de transportação de energia, estruturas metálicas para armazenamento, estruturas para torres de antena de transmissão para Rádio e Televisão, entre outras.
O embaixador Azevedo Xavier Francisco, responde pela Argentina, onde tem residência, pelo Paraguai, Bolivia, Uruguai, Equador.ART