Mbanza Kongo – Questões relativas à vida socio-económica da província do Zaire dominaram, esta segunda-feira, em Mbanza Kongo, um encontro entre o governador do Zaire, Adriano Mendes de Carvalho, e o representante local do Partido Humanista de Angola (PHA), Daniel Nlandu Bernardo.
Durante quase duas horas, os dois interlocutores falaram de questões relacionadas com o desporto na região, transportes públicos, saneamento básico, vias de comunicação, entre outros sectores da vida social e económica da província.
A audiência que o governador Adriano Mendes de Carvalho concedeu ao presidente da comissão política do PHA no Zaire, faz parte de um programa de auscultação aos partidos políticos com assento parlamentar.
Refira-se que em finais do ano passado, Adriano Mendes de Carvalho manteve, também, um “briefing” com o secretário provincial da UNITA no Zaire, Pedro Tando, com o mesmo propósito.
À saída do encontro, Daniel Nlandu Bernardo, disse aos jornalistas, que o encontro com o chefe máximo do Governo do Zaire serviu para se inteirar das acções de impacto social em curso na região em prol da população.
O político que encabeçou, neste encontro, um grupo de seis correligionários da sua formação política, destacou os esforços que o Governo local tem empreendido na melhoria da qualidade de vida da população.
Daniel Bernardo enalteceu, de forma particular, o apoio que o Governo do Zaire presta ao desporto, sobretudo no futebol onde a equipa do São Salvador representa a região na fina flor do campeonato nacional.
O presidente da comissão política do PHA no Zaire aconselhou o Governo local apostar mais no desporto escolar para a formação de futuros profissionais em diversas modalidades.
“Temos acompanhado o apoio que o governo provincial presta ao clube São Salvador. Para além do futebol, temos que maximizar outras modalidades, começando nas escolas”, exprimiu.
Na ocasião, Adriano Mendes de Carvalho, fez uma incursão das acções que o governo local tem desenvolvido em diversos sectores, tendo reafirmado à contínua melhoria das condições de vida da população.
“Hoje, Mbanza Kongo tem recebido muitas visitas graças também ao desporto, sobretudo o futebol que tem trazido equipas de quase todo o país a esta cidade Património Mundial, contribuindo na promoção do turismo”, referiu.
Considerou salutar os encontros com representantes de partidos políticos com assento parlamentar na região, frisando que “ajudam na implementação de mais acções de impacto social em prol dos habitantes locais”.
Este é o primeiro encontro que o governador do Zaire mantém com representante de um partido político com assento parlamentar, desde o princípio deste ano. DMN/JL