Beijing - O Presidente da China, Xi Jinping, defendeu hoje o "verdadeiro multilateralismo" numa reunião com o secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, à margem do Fórum de Cooperação China-África (FOCAC), que decorre em Beijing.
De acordo com a agência espanhola de notícias, a EFE, Xi Jinping reafirmou o seu apoio ao "verdadeiro multilateralismo" e destacou a importância da Organização das Nações Unidas (ONU) na resolução de questões internacionais, acrescentando que pretende trabalhar em conjunto com esta organização numa altura de desafios globais cada vez maiores.
Na reunião, em que esteve também presente o ministro dos Negócios Estrangeiros da China, Wang Xi, o líder chinês disse ainda que dá grande importância às relações com África, e destacou os esforços do seu país para promover o desenvolvimento e a modernização do continente africano através de uma cooperação pragmática e benéfica para ambas as partes.
Por seu turno, Guterres reconheceu o papel crucial da China no cenário internacional e salientou que o seu desenvolvimento pacífico contribui significativamente para a paz e o progresso globais.
A cimeira, a maior reunião diplomática organizada em Beijing desde a pandemia de covid-19, junta mais de 50 líderes africanos até sexta-feira na capital chinesa, segundo a imprensa estatal do país asiático. MOY/JM