Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Senado mexicano aprova reforma judicial controversa

     Mundo              
  • Luanda • Quarta, 11 Setembro de 2024 | 09h34
Bandeira do México
Bandeira do México
Divulgaçao

Cidade do México - O senado mexicano aprovou hoje a reforma judicial, depois de ter sido invadido por manifestantes hostis à proposta de tornar o México no primeiro país do mundo a nomear todos os juízes por voto popular, segundo a AFP.

Apresentada pelo Presidente cessante, Andrés Manuel Lopez Obrador, de esquerda, a reforma foi aprovada por 86 votos a favor, dois terços dos 127 senadores presentes na câmara alta, dominada pelo partido Morena (no poder), e aliados, e 41 votos contra dos partidos da oposição. 

Várias centenas de manifestantes invadiram a sede do senado mexicano na terça-feira para se oporem a esta reforma do sistema judicial, forçando a deslocação dos debates.

Os debates foram retomados ao fim da tarde (hora local) no novo edifício, em torno do qual os manifestantes também se deslocaram.

A reforma já tinha sido aprovada na semana passada pelos deputados num ginásio, depois de a câmara baixa ter sido bloqueada por manifestantes.

O chefe de Estado mexicano, que em 01 de Outubro vai ser substituído pela Presidente eleita, Claudia Sheinbaum, do mesmo partido, afirmou que o sistema judicial mexicano é corrupto e serve apenas os interesses económicos da elite, enquanto mais de 90% dos crimes ficam impunes no México, de acordo com organizações não-governamentais (ONG).

Os opositores consideraram que a reforma vai pôr em causa a independência dos juízes e torná-los vulneráveis às pressões do crime organizado.

Os Estados Unidos, principal parceiro comercial do México, consideraram a reforma "um risco" para a democracia mexicana e "uma ameaça" para as relações comerciais bilaterais, numa altura em que o México ultrapassou a China como o maior parceiro comercial do vizinho do norte. GAR





Fotos em destaque

CSMJ lança concurso público para provimento da vaga de presidente da CNE

CSMJ lança concurso público para provimento da vaga de presidente da CNE

 Quinta, 06 Fevereiro de 2025 | 11h27


Notícias de Interesse

Línguas nacionais serão inseridas no sistema de ensino

 Quinta, 27 Fevereiro de 2025 | 18h54

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+