Londres - O governo britânico vai investir 1.200 milhões de euros na indústria aeroespacial durante os próximos cinco anos, anunciou quinta-feira o primeiro-ministro Keir Starmer.
Com esta contribuindo para milhares de postos de trabalho altamente qualificados, segundo a Lusa.
O investimento deverá contribuir para a criação de milhares de postos de trabalho altamente qualificados no Reino Unido, informou Downing Street, o gabinete do primeiro-ministro, num comunicado, sobre um projecto que será anunciado hoje, sexta-feira no País de Gales, numa visita de Starmer.
No País de Gales, um dos maiores polos aeroespaciais da Europa, com 20 mil empregos associados ao sector, o líder trabalhista garantirá que, com esta aceleração do investimento público, o Reino Unido "desbloqueia a tecnologia do futuro e dá um passo crucial" para alcançar um maior crescimento.
Os novos projectos serão abertos a concurso em Janeiro e deverão ser comissionados durante o Outono.
Segundo a nota, o investimento visa proporcionar à indústria "confiança a longo prazo no Reino Unido", bem como "expandir a liderança global britânica no fabrico de asas e motores".
O investimento será canalizado através do Aerospace Technology Institute (ATI), especialmente nos seus centros localizados em Broughton (noroeste de Inglaterra), Filton (oeste, junto a Bristol) e Derby (norte). GAR