Teerão - O Presidente eleito do Irão, Massoud Pezeshkian, tomará posse perante o Parlamento em 30 de Julho, anunciou hoje, em Teerão, o membro do conselho de direcção do Parlamento, Mokhtaba Yosefi.
Segundo Yosefi, citado pela agência de notícias ISNA, uma vez concluídas todas as etapas necessárias do processo, Pezeshkian tomará posse no dia 30 de Julho.
De acordo com a legislação, o líder supremo, Ali Khamenei, deverá assinar o decreto que aprova a eleição do Presidente.
"De acordo com a lei, a cerimónia de posse do Presidente eleito terá lugar após a cerimónia de entrega do decreto presidencial (por Khamenei)", disse o parlamentar.
Depois de tomar posse, o novo Presidente terá cerca de 15 dias para propor os seus ministros ao Parlamento, que fará uma votação sobre os indicados aos cargos do gabinete governamental entre Agosto e Setembro.
Pezeshkian venceu na semana passada a segunda volta das eleições presidenciais - com 53,6% dos votos - contra o ultraconservador Saeed Jalili - que obteve 44,3%.
Ex-ministro da Saúde e parlamentar de 69 anos, Massoud Pezeshkian será o nono Presidente da história da República Islâmica do Irão e sucederá ao ultraconservador Ebrahim Raisi, que morreu num acidente de helicóptero em Maio.
O Presidente iraniano tem uma capacidade limitada na tomada de decisões, especialmente nas área da política externa e de segurança do Irão, onde o líder supremo, Ali Khamenei, tem vastos poderes. JM