Díli - O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, nomeia a nigeriana Olufunmilayo Abosede Balogun-Alexander, como nova coordenadora residente da ONU em Timor-Leste, anunciou hoje a organização.
Olufunmilayo Abosede Balogun-Alexander, que assumiu funções oficialmente quinta-feira, tem mais de 30 anos de experiência a trabalhar e a liderar projectos humanitários, de paz e desenvolvimento nas Nações Unidas e em organizações não-governamentais (ONG) internacionais.
Antes de ser nomeada para Timor-Leste, Balogun-Alexander era responsável da Normativa Humanitária e Coordenadora de Acção da ONU Mulheres, agência onde liderou a resposta global das mulheres da ONU às crises humanitárias.
Nas anteriores funções, deu ainda apoio aos escritórios da ONU Mulheres para reforçar a integração de temas de igualdade de género na resposta humanitária das Nações Unidas em países afectados pela crise.
Esteve também destacada na Etiópia e no Quénia, trabalhando com várias instituições, incluindo a ONG da Federação Internacional do Planeamento Familiar (International Planned Parenthood Federation).
Liderou a coordenação de inteligências das Nações Unidas em avaliações conjuntas, no desenvolvimento e aplicação de programas conjuntos da organização, incluindo sobre violência de género, governação e protecção contra a exploração sexual e abuso.