Nova Deli - Os deslizamentos de terras registados hoje no sul da Índia causaram pelo menos 36 mortos, segundo um novo balanço das autoridades locais, segundo a AFP.
O responsável do distrito de Wayanad, no estado de Kerala, D.R. Meghasree, confirmou 36 mortos, mais 20 do que no anterior balanço, no qual se referia a possibilidade de haver centenas de pessoas soterradas.
Várias pessoas feridas na catástrofe já foram levadas para um hospital distrital para receberem tratamento.
A agência de gestão de catástrofes de Kerala que explicou que as equipas de bombeiros e as forças de segurança do Estado estavam a participar nas operações de busca e salvamento, juntamente com o exército, avisou que mais chuvas e ventos fortes estavam previstos para o final do dia (hora local).
As monções, que varrem o Sul da Ásia de Junho a Setembro, oferecem uma pausa do calor do verão e são essenciais para reabastecer as reservas de água.
Mas também provocam inundações e aluimentos de terras, causando danos materiais e muitas mortes, cujo número tem vindo a aumentar nos últimos anos, devido às alterações climáticas, de acordo com especialistas.
As barragens, a desflorestação e os projectos de desenvolvimento na Índia são também factores que contribuem para o aumento do número de mortes.
Em 2018, quase 500 pessoas perderam a vida nas piores inundações registadas no estado em mais de um século. GAR