Rabat - O Presidente francês, Emmanuel Macron, propôs hoje ao rei de Marrocos, Mohammed VI, a assinatura de um novo "quadro estratégico" bilateral em 2025, em Paris, no 70.º aniversário da declaração que selou a independência marroquina.
"Este novo quadro estratégico poderá ser assinado 70 anos depois da Declaração de Celle-Saint-Cloud", a 6 de Novembro de 1955, durante uma "visita de Estado a França que Sua Majestade aceitou realizar", disse Macron, que chegou segunda-feira a Rabat para uma visita oficial de três dias, no Parlamento marroquino, segundo site Noticias ao Minuto.
Nesse sentido, Macron defendeu que o reforço da actual parceria deveria contar com uma "cooperação natural e fluida" com Marrocos contra a "imigração ilegal" e a "mais resultados" neste domínio.
O Presidente francês considerou que a "parceria excepcional e reforçada" acordada com Mohammed VI deveria centrar-se, em particular, na "imigração ilegal e na necessidade de uma cooperação natural e fluida em matéria consular".
Macron referia-se à vontade da França de facilitar a Marrocos o regresso dos seus cidadãos que as autoridades francesas decidem expulsar.
"Precisamos ainda de mais resultados", acrescentou, referindo-se também à 'luta contra o tráfico de todos os tipos', em especial o de droga que "exige uma cooperação judiciária muito estreita e ainda mais rápida". DSC/AM