Telavive - O Exército de Israel declarou hoje que os seus militares mataram o comandante do Hamas, Mustafa Dalul, enquanto as forças terrestres, aéreas e navais mantêm a ofensiva contra a Faixa de Gaza, informou a Agência France Presse (AFP).
“Os aviões de combate das Forças de Defesa de Israel mataram Mustafa Dalul, comandante do Batalhão Sabra Tel al Hawa e que, desde o início da guerra, desempenhou um papel central na organização do combate contra as tropas israelitas na Faixa de Gaza", disse o porta-voz do Exército.
Segundo Israel, Dalul manteve vários postos no batalhão e na brigada do Hamas na cidade de Gaza, perto dos pontos alcançados pela incursão das tropas israelitas.
Por outro lado, os aviões de combate e das forças de artilharia "mataram vários terroristas que operam contra as forças terrestres", disse o mesmo responsável militar israelita.
O movimento Hamas é apontado como grupo terrorista pelos Estados Unidos e a União Europeia.
A morte de Dalul ocorre no 28.º dia de guerra e na altura em que o secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, se encontra em Israel para uma visita oficial.
Na primeira semana da ofensiva terrestre o Exército de Israel regista 24 baixas.
A guerra começou após o ataque do Hamas contra Israel no passado dia 07 de Outubro provocando 1.400 mortos e 5.400 feridos.
Segundo Israel, o Hamas que governa o enclave, mantém sequestradas 242 pessoas.
A resposta militar de Israel contra Gaza fez nove mil mortos e 30 mil feridos. CNB/GAR