Beijing - O Presidente chinês, Xi Jinping, justificou a mudança de estratégia na luta contra a pandemia de covid-19 com a necessidade de "optimizar" medidas para proteger a saúde da população, minimizando os efeitos económicos que possam daí resultar.
O chefe de Estado chinês, que até agora não se tinha pronunciado sobre o levantamento abrupto, no início de Dezembro, das principais medidas para conter os contágios pelo coronavírus no gigante asiático, falou esta sexta-feira durante um acto político em que celebrou sucessos deste último ano.
"Optimizámos a estratégia de controlo da covid-19" para "proteger melhor a vida e a saúde da população e minimizar o impacto no desenvolvimento económico e social", disse Xi num discurso transmitido pelos meios de comunicação oficiais e captado pela agência Bloomberg.
O Presidente já não usa o termo “covid zero” para se referir à estratégia que defendeu durante quase três anos, e que Pequim aplicou para justificar a imposição de medidas de controlo rigorosas, com confinamentos e testes indiscriminados.
As autoridades chinesas reconheceram um aumento de infecções após o levantamento da maioria das restrições no início deste mês.
A vaga de contágios na China já levou vários países a adoptarem medidas de controlo dos viajantes que chegam daquele país, como os Estados Unidos, o Japão e outros territórios asiáticos.