Abu Dabi - A Arménia estabeleceu relações diplomáticas com a Arábia Saudita, anunciou hoje o Ministério dos Negócios Estrangeiros do país do Cáucaso.
Em comunicado citado pela agência noticiosa Efe, o departamento responsável pelas diplomacia arménia refere que a assinatura do protocolo entre os dois países decorreu na sexta-feira em Abu Dabi, por parte dos embaixadores de ambos os países nos Emirados Árabes Unidos.
Depois de vários desentendimentos com a Rússia, o primeiro-ministro arménio, Nikol Pashinyan, anunciou a sua intenção de diversificar as relações externas do país.
As tensões entre Erevan e Moscovo acentuaram-se nos últimos meses, com a Arménia a acusar a Rússia de não a apoiar durante o conflito com o Azerbaijão pelo controlo da região de Nagorno-Karabakh, que terminou com a vitória do Azerbaijão em setembro passado.
Na ocasião, a Arménia acabou por receber o apoio da Arábia Saudita, o que provocou mal-estar no principal aliado de Baku, a Turquia.
Independente desde 1991, depois da dissolução da União Soviética, a Arménia tem tido boas relações com o Irão, que se opôs desde o início à normalização das relações entre Arábia Saudita e Israel.CS