Sumbe - O grupo carnavalesco União Muteda, na classe de adultos, venceu, esta terça-feira, na cidade do Sumbe, a primeira edição do Carnaval 2023 municipalizado, na província do Cuanza Sul, ao totalizar 1.299 pontos.
Na segunda e terceiras posições ficaram os grupos Fineza do Inconcon e Independente, com 1.229 e 1.174 pontos, respectivamente.
O grupo União Muteba arrebatou ainda os prémios de melhor rainha, canção e comandante, ao passo que o título de melhor bandeira foi atribuído ao Independente.
O primeiro classificado vai receber 950 mil kwanzas, o segundo 700 mil e o terceiro kz 500 mil.
Na classe infantil, o grupo Futuro Fineza do Inconcon, com 1.240 pontos, foi o grande vencedor, em segundo lugar classificou-se o Heroizinhos da Assaca (1.156), seguido da Estrelinha Água e Luz da Kissala (1.099).
Ainda na classe infantil, o corpo de jurado atribuiu o prémio de melhor rainha a Kelcia Sousa, do grupo Estrelinha da Água e Luz, agremiação que conquistou também o troféu de melhor canção.
Entretanto, o prémio de melhor dança foi atribuído ao grupo Futuro Fineza do Inconcon, enquanto o título de melhor comandante foi conquistado pelo grupo Heroizinhos da Assaca.
Em relação aos prémios, o primeiro classificado desta classe terá direito a 300 mil kwanzas, o segundo Kz 250 mil e o terceiro 200 mil.
Participaram no Carnaval municipalizado no Sumbe nove grupos da classe A (adultos) e seis infantis.
No Cuanza Sul realizaram-se também desfiles nos restantes municípios da província.
Vencedores já apurados na classe A:
Mussende
Grupo Movimento Cultural
Porto-Amboim
União Sétima Velha
Conda
Grupo Carnavalesco da Hanga
Quibala
Grupo Bonza Star
Libolo
União do Cassequel
Cassongue
União dos Estudantes
Quilenda
Grupo Bonza Cafululu
A edição do Carnaval 2022 no Cuanza Sul não se realizou devido à pandemia da Covid 19, optando-se, apenas, por homenagens aos melhores grupos, dançarinos, rainhas, reis e individualidades carnavalescas da região.CIJ/MCN