Cuito - O soba Afonso Vity Wambembe foi eleito hoje, na cidade do Cuito, com 134 votos a favor, presidente do Conselho Provincial da Autoridade Tradicional do Bié.
Durante a cerimónia da primeira assembleia constituinte, foram eleitos e empossados o primeiro vice-presidente, Rufino Nete, o segundo vice-presidente, Vasco Jamba, o secretário, António Jamba, secretária de Finanças, Esperança Essenje, bem como os vogais Fernando Ngongo e António Bento.
Constam ainda deste Conselho, para um mandato de cinco anos, quatro conselheiros, nomeadamente Adelino Mateus, Mário Muto, António Samba e Bernardo Nicolau, todos empossados pelo presidente Nacional de Soberania Tradicional de Angola (ANSTA), Miguel Matias Filipe.
Na ocasião, o recém-eleito Afonso Vity, que antes exercia as funções de regedor municipal do Cuito, sublinhou que, numa primeira fase, deverá empenhar-se na criação, com urgência, dos Conselhos Municipais, com vista ao cumprimento dos estatutos do Conselho Nacional.
Por sua vez, o presidente da ANSTA, Miguel Matias Filipe, apelou aos sobas locais a manterem-se unidos na conservação do poder tradicional, serem apartidários e a terem uma relação interpessoal profícua entre os membros da corte.
Exortou ainda as autoridades tradicionais a ajudarem na conservação do meio ambiente, desencorajando a população na prática de queimadas e caça ilegal.
Miguel Matias Filipe aconselhou, por outro lado, a esta corte para incentivar a comunidade rural na melhoria do saneamento básico, construção de latrinas e combate à defecação ao ar livre.
Entretanto, esta assembleia aprovou ainda a entronização do soba Afonso Vity Wambembe, como Rei, em Novembro do em curso.JEC/PLB