Huambo – O escritor Sakaungo Sangalangui estreou-se, este sábado, no mundo da literatura, com obra “Esongwilohango ly’Umbundu Kwenda Optou", expressão em nacional umbundu que signigca “Guia de Conversação”.
Escrito em 106 páginas, com a disponibilidade de 150 cópias, o livro ilustra as modalidades de saudação, auto-apresentação espontânea característica dos povos Ovimbundu e os guias de conversação no local de trabalho.
O livro clarifica os diálogos construídos nos campos agrícolas, pastorícia, nos rituais de transição, estabelecimentos religiosos, nos encontro com as autoridades tradicionais, viagens, turismos e outros eventos humanos decisivos para se estabelecer a interecção humana nas comunidades.
O também pesquisador cultural, Jorge Sakaungo Sangalangui, disse que se dedicou à produção literária para contribuir nos ensinamentos da língua umbundu.
Explicou que a obra resultou de várias pesquisas e viagens feitas nas províncias do Benguela, Bié, Cuanza-Sul e Huíla, assim como no município do Bailundo (Huambo) para além efectuar estudos das línguas Tchokwe, Nganguela e Ngoia.
Salientou que muitas vezes a língua Umbundu é expressada com misturas de vocabulários portugueses, situação que retira o seu valor e as características culturais da população etnolinguística de Ovimbundu. LT/JSV/ALH