Mbanza Kongo – A directora do Gabinete Provincial da Cultura, Turismo, Juventude e Desportos no Zaire, Nzuzi Makiese, instou este sábado, em Mbanza Kongo, os fiéis de diversas denominações religiosas na região a primarem, cada vez mais, pelo amor e pela unidade em prol do evangelho.
Ao usar da palavra no final de uma marcha em que participaram religiosos, fazedores de cultura e artes, no âmbito do 8 de Janeiro, Dia da Cultura Nacional, a responsável frisou que os conflitos inter-religiosos fomentam o ódio e a inveja, comportamentos que contrariam os ensinamentos bíblicos.
Para Nzuzi Makiese, a igreja como reserva moral da sociedade, os seus integrantes devem servir de exemplo à comunidade, primando por comportamentos e atitudes dignas.
“Queremos aproveitar a ocasião, para pedir mais união e harmonia não só entre os fiéis, como também entre as igrejas sedeadas aqui na nossa província”, reiterou.
De acordo com a directora, para se manter viva e sólida a chama da cultura nacional é preciso que haja mais união entre todas as forças vivas.
Nzuzi Makiese exortou para que o Dia da Cultura Nacional sirva de uma reflexão profunda sobre os aspectos ligados com a identidade cultural e os hábitos do povo angolano.
O acto antecipado do Dia da Cultura Nacional no Zaire foi marcado por desfiles, danças e outras manifestações culturais.