Menongue - A figura de António Agostinho Neto, fundador da Nação, foi enaltecida este domingo, na cidade de Menongue, capital do Cuando Cubango, com recital de poesia na voz feminina, numa iniciativa da Brigada Jovem de Literatura (BJL).
O evento, que teve lugar no anfiteatro da casa da juventude, juntou 14 trovadoras, que interpretaram poemas de António Agostinho Neto.
A actividade se enquadra nas celebrações do centenário de Neto, que se assinala no próximo dia 17 de Setembro.
Em declarações à imprensa, o delegado provincial da Brigada Jovem de Literatura de Angola no Cuando Cubango, José António Kulanda, referiu que o evento visou igualmente incentivar a leitura na mulher.
Ainda no âmbito do centenário de Agostinho Neto, o responsável informou que foi lançada uma colectânea nacional com 168 páginas, que inclui escritores brasileiros e portugueses, num total de 70 homens de letra.
Desta forma, conforme o também escritor, se poderá valorizar cada vez mais a cultura nacional, rumo ao desenvolvimento desejado de Angola, não só na dimensão cultural, daí que os membros da brigada têm primado, periodicamente, na promoção de actividades viradas para o incentivo à vida artística junto dos adolescente e dos jovens.
Actualmente a Brigada Jovem de Literatura de Angola no Cuando Cubango conta com 17 membros, dos quais quatro têm obras já lançadas no mercado local.