Luanda - A fase nacional do "Top dos Mais Queridos 2023" foi lançada, este domingo, em Luanda, com o sorteio dos 18 concorrentes no boletim de votos.
O "Top dos Mais Queridos" é uma iniciativa cultural da Rádio Nacional de Angola e visa premiar as músicas de cantores individuais ou bandas mais ouvidas nos seus canais, envolvendo os ouvintes pela votação no processo de selecção das canções em concurso.
No lançamento oficial da fase nacional do concurso foi realizado um sorteio para definir o posicionamento dos concorrentes no boletim de votos a gala de premiação em Outubro próximo.
De acordo com o sorteio, Malanje está na 1ª posição com o cantor Nelson Leandro, na 2ª província do Zaire com o músico Grande Macho, 3º o Moxico com a voz de Andrade Félix, 4ª a Huíla com AD Israel e 5ª Luanda com músico Matias Damásio.
Seguem na 6ª posição do boletim de voto a província do Cuanza Norte com o músico Papy Kavieira, na 7ª o Huambo com a dupla grande Nico e Tião Duplo T, na 8ª o Bengo com o grupo Fusão Melódica, na 9ª o Bié com Kamy Valente, 10ª o Cunene com o cantor MÁ, na 11ª a Lunda Norte com a dupla Caslov e Muaquesse e 12ª o Namibe com a dupla Muteca .
Cuanza Sul a voz do Kota Kanilingue está colocado da 13º posição, na 14ª Cabinda com Henriques Sozinho, 15ª Uíge com Cabachato, 16ª vem Benguela com o músico Arsénio Cândido, 17º Lunda Sul com Mpica e Ministro e na 18º a província do Cuando Cubango com a voz de Monimina.
O evento, que vai na sua 33ª edição , vai homenagear este ano o Artista e compositor Sam Mangwana, um dos mais internacionais músicos angolanos, que coincidentemente celebra em Outubro próximo 60 anos de carreira profissional.
Para o Presidente do Conselho da Administração da Rádio Nacional de Angola, Pedro Cabral, este concurso só é possível graças à produção musical dos artistas e a participação dos ouvintes no processo de votação.
Os dados apresentados com a participação de mais de 1.500 músicas na fase provincial demonstra o nível de mobilização feita em todo país, afirmou.
Dos concorrentes disse esperar um grande empenho e dedicação na promoção das canções .
Para si, a essência deste concurso é a votação popular e, por isso, apelou a maior equidade, sem que as pessoas se deixem influenciar nas escolhas .
Histórico do concurso
O concurso musical Top dos Mais Queridos teve a primeira edição em 1982 quando os integrantes do programa "Para Jovem” realizaram um concurso para conhecer quais os artistas individuais e conjuntos mais apreciados, desta forma nasceu o Top dos Mais Queridos, por ocasião do 5 de Outubro, Dia da Rádio Nacional de Angola.
A iniciativa foi de João Chagas, Paulo Araújo e Sérgio Carvalho, um trio jovem que apresentou a proposta a Guilherme Mogas e Maria Luísa Fançony, respectivamente, director-geral e directora de Programas.
Depois, é chamado para reforçar a equipa Gilberto Júnior, que abraçou esta missão em cinco edições consecutivas.
O conflito armado, em 1992, forçou a interrupção do concurso que regressou em 2001.
A gala de consagração do Top dos Mais Queridos acontece em Outubro, por ocasião das comemorações da Rádio Nacional de Angola, a ser assinado no dia 5.
Esta edição é diferente da do ano passado, que foi enquadrada no Centenário do Presidente António Agostinho Neto, em que o concurso não teve carácter competitivo.
Em 2021, a direcção da Rádio Nacional de Angola (RNA) optou pelo regresso das fases provinciais, para dar visibilidade aos artistas não residentes em Luanda e cumprir com o slogan "Unir o país". EVC/ART