Luanda - O agrupamento “Os Jovens do Prenda” regressam ao vivo, no domingo, no palco do Centro Cultural e Recreativo Kilamba, em Luanda, no quadro do Programa Muzongue da Tradição.
Para este regresso, “Os Jovens do Prenda” vão estar apoiados pelos artistas Didi da Mãe Preta, Dom Caetano, Augusto Chacaia e Tony do Fumo Filho.
O agrupamento foi fundado em 1968 por Zé Keno, Chico Montenegro, Didi da Mãe Preta, Verry Inácio, Zé Gama, Luís Neto e Tony do Fumo, que constituem a sua primeira geração.
Com uma sonoridade peculiar, o conjunto teve na liderança de Zé Keno, um dos maiores solistas da música angolana, o seu principal elemento.
Até 1974, ano em que o grupo teve um interregno, a formação lançou vários singles e acompanhou artistas individuais. Regressou aos palcos em 1981.
Actualmente, o grupo tem, entre outros, os discos “Música de Angola - Jovens do Prenda” (1982), mais tarde reeditado como “Mutidi”, “Samba-Samba” (1992), “Kudicola Kwetu” (2003) e “Iweza” (2010).
É tido como uma das maiores escolas para os executantes da música e nele passaram artistas como Zecax, Mingo Canhoto, Kintino, Twely Bamba, Romão Teixeira, Julinho Vicente, Joca, Dom Pirakanda, Zé Luís e Dom Caetano.
Muzongue da Tradição
O Muzongué da Tradição é um programa que teve início em Fevereiro de 2007 com vista à promoção, divulgação e valorização da música angolana.
Os Jovens do Prenda e os artistas Zecax, Dom Caetano e Proletário foram os primeiros convidados. O programa acontece mensalmente no primeiro domingo de cada mês.
O evento faz parte da grelha de programas do Centro Recreativo e Cultural Kilamba, antigo Maria das Escrequenhas, que tem ainda “Farrar ao Antigamente” e “Show à Sexta-Feira”. SJ/ART