Luanda - Um livro intitulado "Olá Titilá" com mais de 100 testemunhos sobre o jornalista António Campos será lançado sábado, em Luanda.
Com mais de 300 páginas e uma tiragem de 1500 exemplares, a obra reúne um conjunto de testemunhos a seu respeito e visa assinalar os 55 anos de vida de António Campos, também conhecido como Titilá.
No prefácio, Silva Candembo refere desconhecer porque razão, a generalidade das pessoas costuma ser homenageada depois que parte para outra dimensão. E no dia da descida à terra para em pó se transformam discursos de circunstância, reconhecimentos e elogios surgem às catadupas.
Aceitou o convite, prossegue, por entender que o exercício derramado nas páginas não é apenas uma homenagem a um “cinquentão”, mas é acima de tudo porque considera ser uma forma sublime e muito peculiar de celebrar um aniversário, assim como uma forma diferente de dialogar sobre amizade.
Considera que Titilá não lança apenas um livro, mas propõe aos leitores a real possibilidade de um interessante debate académico (provavelmente de modo involuntário) sobre géneros literários, o que para si é fantástico para o pequeno universo das Letras.
Segundo autor, o programa de comemoração do seu aniversário (31 de Julho), contempla igualmente um muzongé "Semba com leitura", uma palestra sobre "A importância da construção da imagem pessoal, tendo como referência a figura de António Campos - Titilá", entre outras actividades.
Natural do Rangel, filho de Sebastião dos Santos Neto "Tôto" e de Antónia Nazaré Campos, António Campos nasceu no dia 31 de Julho de 1969.
É profissional de comunicação social há mais de três décadas. Em 1996, sob proposta do Ministro António Burity da Silva, criou o Gabinete de Comunicação do Ministério da Educação (também já respondeu pelo Ensino Superior e Cultura) do Governo de Angola e foi o seu responsável até 2018.
Prestou assessoria de imprensa a vários organismos e entidades governamentais e privadas.
Licenciado em Jornalismo pela Universidade Estatal da Bielorrússia e Mestre em Comunicação e Assessoria de Imagem pela Universidade Camilo José Cela (Madrid, Espanha), é quadro da Rádio Nacional de Angola onde se iniciou nos espaços infantis e, ultimamente, desempenhou o cargo de assessor principal do Presidente do Conselho de Administração da mesma estação radiofônica.
Actualmente exerce as funções de Conselheiro da Embaixada de Angola na Argentina respondendo pelos Serviços de Comunicação Institucional e Imprensa.PA