Saurimo - O grupo carnavalesco Txaku Txethu, do município de Saurimo, sagrou-se está terça-feira vencedor do Carnaval/edição 2023, da classe adulta, com 592 pontos.
Nos lugares cimeiros, classificaram-se os grupos Mwanguêz (575 pontos) em segundo lugar e terceiro, Ulengo do município do Dala (527).
A organização premiou o primeiro classificado com um milhão de Kwanzas, o segundo classificado (800 mil Kwanzas) e o terceiro (600 mil Kwanzas), respectivamente.
Por sua vez, o responsável do grupo vencedor (Txaku Txethu), Fernando Ezequiel, disse que a vitória é fruto de muita dedicação e prometeu continuar a trabalhar para melhorar as falhas apresentadas.
Explicou que para convencer o corpo de jurado apresentou três tipos de dança, durante o desfile: tchianda, txissela e macopo, com uma mensagem de incentivo às crianças a conhecerem a cultura tchokwe.
Para o representante do segundo classificado, Mwanguêz, Telela da Silva, reconheceu que o grupo falhou em alguns aspectos, tendo prometido melhorar para sagrar-se vencedor nas próximas edições do Entrudo.
Por seu turno, o director do Gabinete Provincial da Cultura, Hotelaria e Turismo, Salvador Wanuque, afirmou que esta edição superou as expectativas, tendo garantido a melhoria dos prémios e escolher um outro espaço para os desfiles das duas classes.
Quanto à homenagem feita a algumas personalidades, disse que é um projecto que será contínuo, uma vez que são pessoas que deram muito contributo na preservação e valorização da cultura.
Na classe adulta desfilaram 16 grupos, enquanto na infantil 20.Mg/JW/AC