Luanda - O músico angolano Filipe Mukenda lança, a 15 de Julho deste ano, em Luanda, o disco “Canções & Destinos”, num espetáculo ao vivo a decorrer no Club S, soube hoje a ANGOP.
Em conversa telefónica, o músico angolano, que se encontra em Portugal a fazer acertos relacionados com o lançamento do disco e de outros projectos, anunciou que este poderá ser o seu último disco.
O cantor disse que está atrás da realização do velho “sonho” de lançar o seu último projecto discográfico “Tritonalidades” - a obra da sua vida - e uma vez concretizado, abandona a música e os palcos, ainda este ano.
“Caso consiga materializar o “big projecto” discográfico, que inicialmente decidi designar Tritonalidades, que são 36 canções numa só embalagem, será a cereja no topo do bolo”, revelou.
O projecto discográfico compreende um compacto de três discos, com 36 canções a serem trabalhadas por três arranjadores ou produtores.
Informou que tem sido difícil encontrar mecenas que se disponham a financiar o projecto, pelo facto de a actual Lei do Mecenato ser pouco atractiva.
O artista, de 73 anos, aponta a idade como a única razão para a sua decisão de abandonar os palcos.
“Quero sair pela porta grande, deixando uma boa imagem, ainda com a voz segura, elástica e brilhante e conseguindo movimentar-me sem a ajuda do cajado”, justifica.
Com alguma nostalgia, Filipe Mukenga desabafa: “digo adeus à música, deixando no baú milhares de outras canções por gravar”.
Mas disse que caso este projecto não saia, vai limitar-se ao lançamento do seu sexto disco, que é produzido pela Guelvamos Produções.
“Canções & Destinos”, que começou a ser gravado em Luanda, conta com a participação de músicos de Angola, Peru e Brasil no estilo da Nova Música de Angola (NMA), de que Filipe Mukenga se diz percursor.
Filipe Mukenga começou a cantar e a compor na década de 60, influenciado pela música anglo-saxónica, nomeadamente pelos "The Beatles" e pela música francesa da época.
Com cinco álbuns gravados ao longo dos 60 anos de carreira musical, a serem assinalados em Setembro próximo, Filipe Mukenga deixa um legado de vários sucessos como Humbiumbi e Angola no Coração.IA/IO/ART