Luena - O grupo carnavalesco DBNC (Daniel Bernardo e Nelson Condes) venceu hoje, terça-feira, o desfile do carnaval provincial de adulto, com 833 pontos, somando o seu 10° título, 15 anos após sua fundação.
Fundado em 2008, com essa vitória o DBNC torna-se no maior “papão” de títulos, seguindo-se o Exame de Abelha, com nove, Organização Luvale (7) e Baffus Produções (6), todos os três ausentes nesta edição, por falta de apoio financeiro e de organização.
No desfile sob a dança tradicional tchianda e o moderno afrohouse, com um agrupamento de 108 integrantes, o DBNC soube convencer a mesa de jurado liderada pelo músico Raimundo da Silva "Ray Lex”.
Em segundo lugar ficou a Família Frazão, com 732 pontos, e o terceiro Sacapenda, do bairro Aço, que pontuou 698, num acto presidido pelo vice-governador para os Serviços Técnicos e Infraestrutura, Wilson Augusto.
O entrudo, que decorreu na avenida 1° de Maio da cidade do Luena, teve a participação de 14 grupos carnavalesco.
O DBNC vai receber como prêmio um milhão de kwanzas, o segundo 800.000 kz e o terceiro 600 mil kwanzas. Os restantes grupos participantes terão um prêmio de participação de 150 mil kwanzas.
O responsável do DBNC, António Zibo, satisfeito pela vitória, prometeu abrir as oficinas de treino mais cedo, intensificar os trabalhos visto que o segundo e terceiro classificados souberam, também, demostrar a cultura nacional.
O evento esteve assegurado por 412 efectivos dos vários órgãos do Ministério do Interior, Forças Armadas Angolanas (FAA), e serviços de emergência médica, com um registo de um caso ligeiro.
Na classe infantil, foi o vencedor o grupo carnavalesco Baffus Produções, cujo desfile decorreu segunda-feira finda. LTY/YD