Uíge – Dez acordos de cooperação para facilitar a mobilidade dos docentes e estudantes foram assinados hoje, quarta-feira, entre a Universidade Kimpa Vita e instituições de ensino superior nacionais, de Portugal e Mocambique.
Trata-se dos Institutos Superiores Politécnicos de Santarém (Portugal), de Comércio e Finanças, Mataças e São Tomás (Moçambique), assim como os do Cazenga, Alvorecer da Juventude, Nzenzo Estrela, ISPPU e ISCED do Sumbe (angolanas).
Os referidos acordos foram rubricados pelo reitor da Universidade Kimpa Vita, Pedro Vita, e pelos respectivos responsáveis das instituições de ensino superior de Portugal, Moçambique e angolanas, no âmbito do IV simpósio de Economia e Gestão da Lusofonia, que decorre de 16 a 18 do corrente mês, na cidade do Uíge.
O memorando prevê ainda facilitar a realização de projectos científicos e publicação de artigos conjuntos entre as dez instituições de ensino superior.
No acto, o reitor da Universidade Kimpa Vita, Pedro Vita, destacou a importância do acordo rubricado que vai orientar a cooperação mútua em prol de um ensino superior de qualidade entre as universidades de Moçambique, Portugal e de Angola.
O responsável considerou a assinatura do acordo como um marco importante para a transmissão de conhecimento científico nas instituições de ensino e a qualidade que se pretende entre os respectivos países.
Nesta quarta-feira, segundo dia do evento, estão em debate os efeitos da recapitalização do sistema financeiro moçambicano, análise das política públicas de emprego e formação profissional dos jovens em Moçambique, investimento directo estrangeiro e promoção de emprego em Angola, desafios da sobrevivência das pequenas e médias empresas e outros temas.
O IV simpósio de Economia e Gestão da Lusofonia decorre sob o lema “ Unidos pela diversificação e crescimento económico na lusofonia: contribuindo para um ambiente sustentável e reversão do êxodo populacional” terá a duração de três dias e é co-organizado por Angola, Moçambique, Cabo-Verde e Portugal.
Conta com a participação de 19 instituições de ensino superior de Angola, Moçambique, Cabo-Verde e Portugal. NM/JAR