Huambo – Trinta e um estudantes da Universidade José Eduardo dos Santos (UJES) começam, a partir do próximo dia 12, a frequentar a II edição do curso de mestrado em Sanidade e Produção Animal.
O curso será ministrado pela Faculdade de Medicina Veterinária, afecta à Universidade José Eduardo dos Santos, em pareceria com a sua congénere do Chile, num financiamento da União Europeia (UE).
Ao anunciar o facto, esta quarta-feira, durante a cerimónia de cumprimentos de novo ano, a reitora da UJES, Virgínia Lacerda Quartim, lembrou que na primeira edição, ministrada de 2017 a 2020, foram formados 14 quadros.
Explicou que o próximo curso, com duração de dois anos, contará com o suporte pedagógico de 15 professores angolanos e quatro chilenos.
Virgínia Lacerda Quartin assegurou que todas as condições necessárias estão criadas para o início das aulas, ao adiantar que de 09 a 13 do corrente mês, estará na província do Huambo uma delegação da União Europeia, para averiguar todos os procedimentos e, consequentemente, testemunhar a abertura da acção formativa.
Ainda em termos de perspectivas para 2023, a responsável informou que será realizada, com o financiamento da UE, um de doutoramento em Produção e Tecnologia Alimentar e outros quatro de pós-graduação, Obstetrícia e Ciência de Enfermagem, Engenharia Ambiental e Florestal, Nutrição e Produção Animal e Novas tecnologias aplicadas à Saúde.
Anunciou, igualmente, a realização de um seminário sobre gestão administrativa e financeira dirigida aos quadros das unidades orgânicas da UJES, assim como a retoma das jornadas Agosto Científico.
Quanto ao balanço de 2022, a responsável considerou de positivo, ao destacar a conclusão, pela primeira vez, do processo democrático na UJES, com a eleição dos membros de direcção da Reitoria e das unidades orgânicas dependentes.
Apontou, também, a abertura de um protocolo de cooperação com a Universidade Internacional do Cuanza e a participação em actividades de investigação científica.
Fundada em 2009, no âmbito do redimensionamento da Universidade Agostinho Neto, a UJES, que conforma a V região académica do país, compreendendo a província do Huambo, tem sob a sua tutela o Instituto Superior Politécnico, tem sob a sua tutela o Instituto Superior Politécnico, as faculdades de Ciências Agrárias, Direito, Economia, Medicina Humana e de Medicina Veterinária.
Nos seus 14 anos de existência, já formou, até ao momento, já formou nove mil e 902 quadros, sendo nove mil e 756 licenciados e 156 mestres em diversas áreas.
No ano académico, 2022/2023, frequentaram as suas seis unidades orgânicas, sete mil e 970 estudantes matriculados, dos quais 61 em cursos de bacharelato, sete mil e 708 em licenciatura e em 2021, de mestrado.
O seu funcionamento é assegurado por 357 docentes, dos quais 280 nacionais, sendo 190 efectivos e 90 contratados, e 94 77 estrangeiros.