Dundo- O director do Gabinete Provincial da Educação na Lunda Norte, Ricardo Cauica, exigiu hoje, terça-feira, aos professores mais responsabilidade e rigor no processo de ensino, visando a formação de quadros qualificados nas escolas públicas.
O responsável lançou esse repto na abertura do encontro provincial sobre "Ensino Secundário ", realçando a necessidade dos professores continuarem a apostar na superação académica e na investigação científica, para elevar as suas competências técnicas e se adaptarem à evolução da ciência e da arte de ensinar.
Por outro lado, disse que o encontro visa encontrar soluções para um ensino de quidade e que corresponda as espectativas dos cidadãos.
“Devemos agir de forma responsável na abordagem dos temas no sentido de produzir resultados que nos conduzam para qualidade de ensino que tanto almejamos, permitindo que as nossas escolas formem quadros competentes e que satisfaçam às necessidades do mercado de trabalho", frisou.
Em três dias, os profissionais vão reflectir sobre o que foi feito, o que está a ser feito e o que fazer para a melhoria da qualidade de ensino, "a matriz curricular", " estratégias para o desenvolvimento de serviços complementares às actividades académicas", entre outros assuntos.
Actualmente, a rede escolar da província conta com 219 escolas, perfazendo um total de mil 795 salas de aulas, assegurados por 5.321 professores, dos quais, 2.674 leccionam no ensino secundário.
No presente ano lectivo (2022-2023) foram matriculados 241 mil 701 alunos, sendo 51 mil 535 no ensino secundário. CMC/HD