Quipungo - Três escolas abrangidas pelo programa “Missão da Recuperação das Aprendizagens”, no município do Quipungo, na Huíla, receberam nesta terça-feira, materiais de construção para edificação de parques infantis, a fim de incentivar o lazer durante o processo de ensino no meio rural.
Trata-se das escolas primárias da Nossassa, Nompheto e Mupalala, que albergam mil e 530 alunos, cujas obras terão a durabilidade de 45 dias, a cargo de uma empresa privada, segundo o director da Educação local, Américo António.
Ao falar após a entrega do material, o responsável afirmou que a ideia dos jardins é atrair um maior número de crianças à escola no processo de aprendizagem, minimizando a sua permanência ou preferência do campo, em detrimento da instituição escolar.
Detalhou tratar-se de um parque rústico com cadeiras, arborização, baloiços, escorregas, entre outros equipamentos de jardim e lazer infantil, todos adaptados ao meio.
Referiu que a iniciativa vai ser extensiva aos outros seis municípios abrangidos pelo projecto nomeadamente, Cacula, Matala Chibia, Gambos, Chicomba e Humpata.
O projecto Missão da Recuperação das Aprendizagens é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e o Governo da Huíla, por meio do Gabinete Provincial da Educação.
O projecto gizado em Março de 2022 e lançado três meses depois, visa atrair os alunos à escola, com diversos atractivos, entre eles a distribuição da merenda, material didáctico e a prática de desporto para assim recuperar a aprendizagem em ambiente seguro.
A iniciativa pretende recuperar as aprendizagens significativas em língua portuguesa e matemática, não adquiridas no ano lectivo 2020-2021, de alunos dos sete aos 14 anos de idade, integrando também os que se encontram fora do sistema de ensino.
O programa abrange inicialmente 17 escolas, cinco mil 677 alunos, 19 mil 999 crianças, 148 professores e 42 supervisores dos municípios da Cacula, Chibia, Chicomba, Gambos, Humpata, Matala e Quipungo, os mais afectados pela seca e abandono escolar. EM/MS