Luanda - A ministra da Educação, Luísa Grilo, considerou, nesta segunda-feira, em Luanda, o Projecto Escolas de Referência (PCER) como medida central para garantir a formação e capacitação dos professores e formadores.
O PCER é uma iniciativa do Executivo angolano que visa promover escolas e centros de formação profissional de excelência, em todas as províncias de Angola, ao longo dos próximos anos. Usando uma metodologia contextualizada de progressiva melhoria da qualidade da oferta formativa, constituem-se numa rede de escolas de mérito.
Segundo a ministra, que falava na cerimónia de lançamento da segunda fase do referido projecto, a implementação do PCER vai ainda servir de oportunidade para aquisição de competências específicas.
"A fase que se inicia é de suma importância, tem como finalidade preparar, implementar, monitorar e avaliar os planos de promoção da qualidade das escolas", sublinhou.
Conforme Luísa Grilo, o plano de desenvolvimento determinará o rumo da respectiva instituição durante um determinado período da sua vigência, assegurando que alcance o estatuto de escola de referência.
Adiantou que, por outro lado, o projecto vai permitir criar maior capacidade a nível dos gestores das instituições de ensino.
Para o efeito, disse, iniciaram hoje, segunda-feira, formações, com duração de dois meses, para professores dos Magistérios Primários.
O projecto do Governo, de âmbito nacional, vai contar nesta primeira fase com 58 escolas, nomeadamente quatro Magistérios Primários, 11 pré-escolares, 36 do instituições do ensino técnico profissional e seis de formação profissional.
As instituições do Ensino Secundário Técnico Profissional e de Formação Profissional Básica são as privilegiadas no projecto, pelo papel que estes subsistemas jogam na qualificação de mão-de-obra para o mercado de trabalho.
O projecto foi lançado em 2021, com a criação da Comissão Nacional de Gestão por despacho presidencial n 11/21 de 22 de Janeiro.
Foi igualmente realizada a caracterização, já em 2022, das instituições seleccionadas e depois a planificação das acções de melhoria.
O projecto contempla várias áreas de intervenção, nomeadamente elaboração do projecto educativo de escolas, melhorias das condições materiais e orçamentais das escolas, de competências e condições de professores, aperfeiçoamento dos processos de gestão escolar e promoção de avaliação externa das aprendizagens.
Estas áreas devidamente interligadas vão permitir a garantia de professores competentes, uma cultura de gestão escolar e dos processos de educação eficiente e eficaz, prática de avaliação ao serviço da aprendizagem e orçamentos que viabilizem a implementação dos respectivos projectos.