Dondo - Sessenta cidadãos estão a beneficiar de aulas de alfabetização e aceleração escolar, na comuna de São Pedro da Quilemba, município de Cambambe, província do Cuanza-Norte.
O projecto foi lançado na segunda-feira, na localidade de Yange-ya-Pepe, pelo Gabinete de Ambiente e Responsabilidade Social da empresa China Gezhouba Group Company (CGGC), a construtora da barragem hidroeléctrica de Caculo Cabaça, em execução comuna de São Pedro da Quilemba.
O responsável do referido gabinete, Sun Xiaohui, informou que as aulas de alfabetização visam capacitar jovens e cidadãos com mais idade para que possam estar activamente envolvidos nas comunidades e na esfera política.
“Com isso, eles poderão ler e compreender documentos oficiais, participar em discussões relevantes nas comunidades e tomar decisões ”, sublinhou.
A empresa perspectiva expandir o projecto em mais aldeias vizinhas e implementar outros destinados à assistência social às comunidades.
O acto de lançamento do projecto de alfabetização foi testemunhado pelo administrador municipal adjunto de Cambambe para os serviços técnicos e infra-estruturas, Gelson Miguel, que enalteceu a CGGC Group por esta iniciativa.
Reconheceu que o processo de alfabetização vai melhorar o ambiente de educação nas comunidades.
A localidade de Yange-ya-Pepe situa-se a cerca de 50 quilómetros da cidade do Dondo, sede municipal de Cambambe. A população é maioritariamente camponesa. DS/IMA/YD