Saurimo – O docente universitário Anatoli Ginga recomendou, esta quinta-feira, em Saurimo (LundaSul), a necessidade do gabinete provincial da Educação promover mais acções de capacitação permanente dos professores, para que estejam à altura dos desafios actuais.
O académico fez estas recomendações quando dissertava o tema “O professor ontem e hoje”, durante uma palestra, sublinhando que a valorização dos professores exige, acima de tudo, maior preparação para condignamente exercerem o seu papel na construção da mudança e transformação da sociedade.
Promovida pela escola 4 de Abril, que marcou a abertura das actividades comemorativas do dia 4 de Abril, data de celebração da Paz, disse que as escolas necessitam de professores comprometidos com a instituição, com domínio pedagógico e conheçam as dificuldades dos alunos, no sentido de arranjar soluções.
“A capacitação contínua dos professores deve ser observada como uma modalidade que concorre para a qualidade do processo de ensino e aprendizagem, de modo a permanecer na vanguarda do conhecimento”, enfatizou
No seu entender, a melhoria da qualidade do ensino passa pela formação permanente do seu corpo docente, sobre as práticas modernas do sector.
Nesta conformidade, disse que os sindicatos do sector da educação, enquanto órgãos de defesa dos direitos da classe, têm também a responsabilidade de continuarem a promover a formação permanente dos seus filiados, para que estejam à altura dos desafios actuais e sejam dignos da valorização necessária.
O município de Saurimo conta com 156 escolas, com 133 mil e 723 alunos. Mil e 523 professores garantem o processo de ensino.
No presente ano lectivo, no município de Saurimo foram matriculados 181 mil e 242 alunos, distribuídos em 84 escolas, com 601 salas de aulas, que são assegurados por mil e 837 professores. EM/QB/VIC