Huambo – Quatro novas escolas do ensino primário, com sete salas de aula cada, foram construídas, de 2021 à presente data, no município do Chinjenje, província do Huambo, com financiamento do programa de combate à pobreza.
A informação foi prestada, esta quarta-feira, à ANGOP, pelo administrador local, Pedro Isaac, durante a inauguração de uma das infra-estruturas escolares, orçadas, cada um delas, no valor de 55 milhões de Kwanzas.
Construídas nas ombalas de Ye Kumba, Luanhica e Chiyaya, as escolas dispõem, igualmente, de gabinetes de direcção, áreas de lazer e outros compartimentos indispensáveis para a melhoria da qualidade do processo docente/educativo a nível primário.
Pedro Isaac disse que, com a inauguração das quatro escolas, perto de dois mil alunos primários ingressaram no sistema de ensino, com disponibilização de 28 salas de aula.
O gestor municipal exortou os alunos e as comunidades locais no sentido de ajudarem a preservar os bens públicos colocados à disposição, por se enquadram nas estratégias de melhoria das condições do processo docente/educativo e de erradicação do fenómeno de crianças fora do sistema de ensino.
Com uma população estimada de mais de 37 mil habitantes, o município do Chinjenje, que dista a 118 quilómetros da cidade do Huambo, conta, actualmente, com 36 escolas, no quadro do agrupamento recente do sector da educação, que albergam 15 mil 806 alunos, da iniciação ao II ciclo do ensino secundário.