Moçâmedes - O governador Provincial do Namibe, Archer Mangueira, fez, esta terça-feira, na cidade de Moçâmedes, o lançamento da primeira pedra para a construção três novas escolas, com 16 e oito salas de aula, numa iniciativa da empresa de exploração de granito “ Hipermáquina”.
As obras serão erguidas, no âmbito da responsabilidade social da empresa, num período de execução de seis meses.
De acordo com o director das operações da entidade patrocinadora, Elias Cipriano, sem anunciar os valores empregues, é a maneira que o sector privado encontrou para ajudar o Estado na melhoria da qualidade do processo de ensino na região.
“O nosso grande objectivo é continuar a ajudar a nossa província a crescer, construindo infra-estruturas sociais que de algum modo possam melhorar na qualidade de vida das comunidades”, disse.
Elias Cipriano referiu que a escola, com 16 salas de aulas, será construída no bairro Valódia, e as com oito salas vão ser erguidas no bairro Bela vista e na localidade da Macala Tchipaty e vão contar com quadras desportivas e residências para professores.
Na ocasião, o director do Gabinete Provincial da Educação, Agostinho Neto, salientou que as escolas novas vão substituir as precárias, dando assim acomodação a mais de duas mil e duzentas crianças que frequentam o ensino primário e I ciclo. FA/VIC