Mbanza Kongo – Mil 365 candidatos concorrem a 169 vagas disponíveis no sector da educação, na província do Zaire, no âmbito do concurso público de ingresso de novos professores.
Os testes de admissão foram realizados esta sexta-feira, nas sedes municipais de Mbanza Kongo, Soyo, Cuimba, Tomboco, Nzeto e Nóqui, sob fortes medidas de biossegurança contra à Covid-19, informou o director do gabinete provincial da Educação, José Luís Amélia.
Em declarações à imprensa, o responsável explicou que estão em disputa 85 vagas, para o ingresso de professores no ensino primário (da iniciação à 9ª classe), e 84, para o segundo ciclo de ensino secundário.
Os concorrentes foram testados em Língua Portuguesa, Matemática e Cultura Geral, com acompanhamento da directora nacional para a Educação Pré-escolar e Ensino Primário, Soraya Kalongela.
José Luís Amélia considerou irrisória a quota de 169 vagas atribuída ao Zaire, frisando que a região necessita de mais de mil novos professores, para preencher a actual rede escolar.
Avançou que os candidatos que forem admitidos no ensino primário serão colocados, preferencialmente, nas zonas rurais da província, onde a carência de professores mais se faz sentir.
Actualmente, disse, o Zaire dispõe de um corpo docente composto por quatro mil 892 professores da iniciação ao segundo ciclo de ensino secundário.