Sumbe - Cento e trinta estudantes de famílias desfavorecidas, na província do Cuanza Sul, vão beneficiar, a partir deste ano lectivo, de bolsas de estudo em institutos superiores de Luanda, informou, esta quinta-feira, o secretário do Conselho Provincial da Juventude, Venceslau Mário.
Em declarações à ANGOP, o responsável referiu que as bolsas de estudo foram atribuídas no âmbito de um convénio assinado entre o Conselho Nacional da Juventude (CNJ) e alguns institutos superiores da capital do país, com vista a facilitar os estudantes com dificuldades financeiras a prosseguir a formação académica.
De acordo com o responsável, os jovens beneficiários vão licenciar-se sobretudo em engenharia informática, telecomunicações, electrónica, sistema de potência, energia renovável, construção civil, gestão bancária e seguros, recursos humanos, administração de empresas e psicologia.
“O CNJ arranjou um meio-termo para ajudar os jovens desfavorecidos a prosseguir os estudos. Devemos todos estar unidos e solidários, pois o país só se desenvolve com homens formados em diversas especialidades”, salientou.
Neste sentido, afirmou que a instituição vai continuar a trabalhar para inserção e integração de mais jovens no subsistema de ensino superior, assim como a formação técnicoprofissional, em prol do bem-estar das famílias e do desenvolvimento social e económico do país.
Criado em 2008, o CNJ é uma plataforma que congrega as principais organizações juvenis, sendo constituído por associações da sociedade civil e pelos braços juvenis de partidos políticos angolanos.
Desde a sua criação, já disponibilizou 32 mil bolsas de estudo para o ensino superior.