Malanje- Quatro mil e 518 estudantes do I ao IV ano, frequentam o presente ano académico 2024/2025, nas três unidades orgânicas que compõem a Universidade Rainha Njinga a Mbande (URNM), em Malanje.
Deste número, destaca-se 307 novos estudantes da Faculdade de Medicina, 330 do Instituto Politécnico e 265 do Insituto Agro-Alimentar de Malanje.
A informação foi dada hoje, pelo reitor da URNM, Eduardo Ekundi Valentim, no acto de abertura oficial do ano académico 2024/2025, a nível local, tendo reiterado o compromisso da instituição com a excelência de ensino e a busca pelo conhecimento.
Entretanto, considerou como desafios para este ano académico que arrancou segunda-feira (14), a criação de oportunidades de superação e inovação científica para os estudantes.
Por sua vez, delegado provincial das Finanças, Ricardo Garcia, em representação do governador de Malanje, disse que o início de mais um ano universitário representa a reafirmação do compromisso do governo com o progresso académico, científico e social da província.
Por outro lado considerou a educação superior como sendo uma das chaves mestras para o desenvolvimento sustentável de qualquer nação, e o papel desta universidade tem sido crucial na formação de quadros capazes de produzir conhecimentos e criar soluções para os problemas sociais da província em particular e do país em geral.
Precisou que a URNM está a posicionar-se como um verdadeiro motor de desenvolvimento, e através dela que vem se registando a transformação tecnológica e o empoderamento de muitos jovens, criando bases para um futuro mais próspero.
Explicou que a construção do novo campus universitário da URNM será uma realidade, pois é uma prioridade estratégica da instituição e do governo provincial, que representa um investimento do futuro da educação superior e do desenvolvimento económico de Malanje, rumo a edificação de um pólo de inovação e conhecimento.
Criada há três anos por decreto presidencial, a URNM, as suas três unidades orgânicas leccionam os cursos de medicina, enfermagem, psicologia, sociologia, agronomia, entre outros. RM/NC/PBC