Luanda - Mais de 100 crianças do bairro Cabeça de Boi, na comuna da Barra do Kwanza, município de Belas, que se encontram fora do sistema de ensino começam a frequentar a escola no primeiro trimestre deste ano.
Para a concretização deste objectivo foi lançada hoje, sábado, a primeira pedra para a construção de uma escola, uma iniciativa solidária dos trabalhadores da administração municipal de Belas.
A escola, que será feita com o apoio da Unidade Técnica de Belas e da comunidade, vai ter duas salas de aulas, gabinete para os professores, áreas sanitárias e administrativa, devendo estar concluída nos próximos 45 dias.
O aluno José Carlos, de 11anos e residente no bairro Cabeça de Boi, referiu que para frequentar o ensino de base percorre a pé cerca de 10 quilómetros até a escola mais próxima.
Segundo o menor, a construção da escola no bairro vai permitir que todos estejam inseridos no sistema de ensino e acabar com as desistências devido a distância.
Por sua vez, o administrador municipal de Belas, Miguel de Almeida, disse que esta iniciativa não se enquadra nas despesas dos recursos públicos, mas a administração vai continuar a trabalhar nas localidades que se encontram isoladas e onde os investimentos não chegam.
Salientou que no bairro Cabeça de Boi, com 800 habitantes, serão construídos outros projectos evolutivos sociais como esquadra policial e posto de saúde.
No âmbito do PIIM, o município do Belas executou 19 projectos, dos quais 17 construções e ampliação de infra-estruturas escolares, três postos de saúde e encontram-se em execução a asfaltagem de duas vias no interior dos distritos da Vila Verde e Cabolombo a partir da Avenida Fidel Castro.
Quanto ao Programa de Combate à Pobreza foram realizados, em 2021, 32 projectos sociais diversos.
Belas conta com a comuna da Barra do Kwanza, distritos do Cabolombo, Quenguela, Vila Verde, Morro do Veados, Ramiros e Kilamba, com uma população estimada em mais de 600 mil habitantes que maioritariamente praticam a agricultura, pesca e comércio.