Luanda - Um livro cientifico sobre "Orientação educativa para famílias de crianças com paralisia cerebral", de autoria da médica angolana Arnaldina Rebeca, foi lançado nesta sexta-feira, em Luanda.
A obra de mais de 200 páginas e posta à venda por Akz 15 mil apresenta formas para o procedimento, cuidados e desenvolvimento integral de pacientes com paralisia cerebral, bem como o modo para facilitar a sua inclusão social.
Em 4 capítulos, a médica e directora do Instituto Técnico de Saúde do Lobito (Benguela) descreve as experiências adquiridas e os conhecimentos que ajudarão, segundo ela, as famílias que vivem com crianças nestas condições.
"O livro surge 19 anos depois de ter nascido uma filha especial que representa o motivo para a pesquisa e elaboração dessa obra cientifica", disse.
De acordo com ela, a reabilitação desses filhos depende, em grande medida, dos seus pais que devem se apresentar como agentes estimuladores e protagonistas do desenvolvimento dos mesmos.
Arnaldina Rebeca é natural do Huambo, professora e médica com participação em vários eventos académicos nacionais e internacionais.