Menongue - Pelo menos 40 novos professores são necessários no Instituto Técnico Médio de Saúde (ITMS) do Cuando Cubango, para atender a demanda e o desafio, para o ano lectivo 2024/2025, de inserção dos cursos de Pediatria e Pós-Média.
A instituição conta com 126 professores que leccionam os cursos de Enfermagem, Análises Clínicas e Farmácia, Fisioterapia, mas insuficientes para as necessidades actuais.
A necessidade foi apresentada hoje, quarta-feira, pelo director ITMS, Ernesto Chinoia, na cerimónia do encerramento do ano lectivo 2023/2024, em que concluíram, com êxito, 308 finalistas, dos quais 148 são do curso de enfermagem, 66 de análises clínicas, 21 de Fisioterapia e 78 de Farmácia.
De acordo com o director, a falta de professores e de laboratórios tem condicionado a abertura de mais cursos e o pleno funcionamento da instituição, uma vez que a escola, com 19 salas de aulas, foi concebida para leccionar 12 cursos, mas que até agora só funcionam quatro cursos.
Indicou a malária, diarreias e problemas respiratórios agudos como doenças mais frequentes no Cuando Cubango, para quem o ensino de qualidade dependerá, para dar a estas respostas, se forem colocados, à disposição dos alunos, laboratórios equipados e uma biblioteca, para a teoria e prática.
Ernesto Chinoia informou que a instituição conta actualmente com três laboratórios, mas que apenas dois funcionam com um único microscópio, considerando que a experiência prática em laboratório é essencial para o processo de ensino pretendido.
Por outra, adiantou que, durante a formação, os finalistas tiveram a oportunidade de estagiar em vários centros de saúde, com maior destaque ao Hospital-Geral do Cuando Cubango, afecto às Forças Armadas Angolanas (FAA), Centro Ortopédico, Pediatria de Menongue e Hospital Municipal de Menongue.
De referir que o Instituto Técnico Médio de Saúde, aberto ao público estudantil do Cuando Cubango desde 2013, já formou, em cursos disponíveis até ao presente ano lectivo, mais de mil estudantes e muitos destes enquadrados no Ministério da Saúde, através do concurso público. LMZ/ALK/FF/PLB