Lubango – O sector da educação na província da Huíla tem um registo de 179 professores a exercer funções em departamentos à margem de escolas, na sua maioria nas administrações municipais, onde foram requisitados, deixando instituições de ensino em carência.
Dos professores em missão de destacamento, a sua maioria está em administrações municipais como a do Lubango (30), Chipindo (16), Gambos (16), Caluquembe (13), Cuvango (11), bem como Jamba Chicomba e Quilengues com nove, cada, situação que compromete as aprendizagens dos alunos, pois muitos saem a meio do ano lectivo.
A informação foi prestada pela directora em exercício do Gabinete provincial da Educação, Avelina Nascimento, durante a 1ª Reunião Ordinária do Governo da Província da Huíla (GPH), que mesmo avançar dados comparativos, afirmou ser “uma situação preocupante”, dado que a província tem um défice de oito mil educadores.
Declarou que muitos docentes foram solicitados a meio do ano lectivo e que de certa forma compromete as aprendizagens dos alunos, que têm de adaptar-se aos substitutos.
O sector da educação, conforme a gestora, é ainda afectado pelas reformas, licenças médicas, destacamentos, abandono de lugar e aumento de escolas, adiantando haver carências notáveis de docentes das ciências exactas e línguas.
A fraca cobertura dos serviços de merenda escolar, o elevado número de salas de aulas de carácter adaptado e improvisadas, o absentismos de alunos as aulas nas zonas rurais, excesso de estudantes por turmas e a necessidade urgente dos planos curriculares são entre outros problemas enfrentados pelo sector na Huíla, segundo a fonte.
Nas perspectivas, Avelina Nascimento, popós que se interceda junto ao Ministério das Finanças a orçamentar as escolas na categoria de despesa de apoio ao desenvolvimento, adstrito às administrações municipais, com a finalidade das mesmas possam intervir na reparação e reposição de infra-estruturas, equipamentos danificados.
A Huíla conta actualmente com 23 mil 219 professores, dos quais 78 por cento desempenham somente a carreira docente. EM/MS