Luanda- Com objectivo de avaliar o grau de implementação da Política Nacional de Educação Especial, orientada para a Inclusão Escolar e de todos os programas que concorrem para a sua implementação em Angola, teve início hoje, terça-feira, na província do Huambo, o IV encontro nacional da educação especial.
Segundo o porta voz do evento Paulo João Gomes, o certame tem como objectivo identificar os factores de estrangulamento na implementação da politica de educação inclusiva orientada para a inclusão escolar, bem como discutir a proposta do estatuto da modalidade da educação inclusiva, a identificação de alunos com altas debilidades e redefinir as estratégias metodológicas e de acção para a implementação da educação inclusiva.
Paulo Gomes referiu que o evento decorrerá sob o lema “Educação inclusiva um processo construído por todos e para todos para responder os desafios de inclusão escolar” e visa cumprir a agenda de desenvolvimento sustentável 2030 das Nações Unidas.
Salientou que durante dois dias os participantes irão analisar, em cinco painês e dois grupos temáticos, “A politica nacional da educação especial” e “Os trabalhos em torno do novo dicionário da língua gestual angolana”.
Temas como “Os desafios da educação especial em Angola”,“Organização dos serviços de educação inclusiva”, “Atraso pedagógico, pedagogia diferenciada e a apresentação da iniciação em Braile da Escola Óscar Ribas de Luanda” serão apresentados no encontro que conta com representantes das 18 províncias do país e parceiros.