Luena – O Governo projecta para breve a construção de um Instituto Técnico Médio de Saúde na província do Moxico Leste, que entra em vigor a partir de Janeiro próximo, anunciou, esta sexta-feira no Luena, o Governador do Moxico, Ernesto Muangala.
O governante falava no quadro de uma visita de constatação do funcionamento do Instituto Técnico de Saúde “São Luís Gonzaga”, o único privado da província que lecciona cursos de saúde.
Conforme o dirigente, a ideia passa por responder à elevada procura desta área de formação, e reduzir a carência de profissionais naquela região, cuja população tem se deslocado para a cidade do Luena à procura de oportunidades de formação.
Para suprir esta procura, principalmente no interior da província, disse que o Governo tem apoiado estudantes provenientes dos municípios do Camanongue, Cameia e Léua, constando nesta altura com 26 beneficiários.
Sem apontar o horizonte temporal, disse que o referido Instituto será edificado na actual vila do Luau, um dos territórios que abrangerá a futura província do Moxico Leste, a par dos municípios da Cameia, Luacano e Alto Zambeze.
Relativamente à visita que efectuou no Instituto Técnico Privado de Saúde “São Luís Gonzaga”, Muangala elogiou o nível de organização da unidade, tendo destacado o investimento nos laboratórios, sala de informática, bem como na biblioteca da instituição.
Aquela instituição, que funciona em dois turnos, conta com 18 salas de aulas equipadas, ministrando os cursos de Análises Clínicas, Fisioterapia, Farmácia e de Enfermagem.
Na ocasião, a directora geral do instituto, Isabel Tchindombe, que a instituição prevê a construção de um posto médico, com vista ao cumprimento das recomendações deixadas pela inspecção Nacional do Ministério da Educação e Ordem dos Enfermeiros de Angola, para apoiar as actividades lectivas e atender à comunidade.
Inaugurado em 2019, a instituição de ensino já formou 241 técnicos de saúde para o mercado de trabalho. MT/TC/YD