Sumbe - A vice-governador da província do Cuanza-Sul para o sector Político, Social e Económico, Emília Tchinawalile, reiterou, esta sexta-feira, no Sumbe, o compromisso na definição e operacionalização de políticas públicas, que visam melhoria das condições sociais e de trabalho do sector da Educação.
A vice-governadora fez esse pronunciamento na abertura do ano lectivo 2024/2025, decorrido no complexo escolar “Francisco Ramos da Cruz”, sob o lema “ Valorizar as vozes dos Professores, Rumo a um Novo Contrato Social para a Educação”.
Na ocasião, assegruou que o Governo da província do Cuanza-Sul vai continuar a garantir um ensino de qualidade.
A responsável instou o gabinete local da Educação a continuar a assumir o seu papel de gestor do processo de aprendizagem, com a demostração de maior rigor no cumprimento das normas e modernização do sistema de ensino, bem como na aposta na formação contínua dos professores, para elevar o seu desenvolvimento profissional.
Para as direcções municipais da educação, disse ser importante que tomem a devida responsabilidade de operacionalizar o plano curricular, por cultivar um ambiente escolar seguro, onde todos os alunos possam prosperar e sentirem valorizados..
Aos professores, a vice-governadora pediu-os que continuem pontuais, assíduos e dinâmicos na preparação metodológica e planificação das aulas para que a aprendizagem dos alunos seja mais eficiente e eficaz, enquanto dos discentes espera dedicação aos estudos, para que tenham bons resultados e aprendam de facto, por serem os continuadores do processo de desenvolvimento de um país.
Por seu turno, o director do gabinete da Educação no Cuanza-Sul, José Eduardo, disse que a rede de escolar da província ainda não satisfaz a demanda, daí a necessidade de a ver alargada, com mais cinco mil novos professores e duas mil 909 salas de aula, para atender perto de 130 mil crianças que estão fora do sistema de ensino..
Outrossim, informou que em função do número de alunos que terminaram os diferentes ciclos de ensino e do ingresso de novos alunos, abriram-se 133.993 vagas, nas classes de entrada, iniciação, 1º etapa 1, módulo 1, 1º ano da EJA, 7º e 10º classes, sendo a educação pré-escolar e o ensino primário com 93.897, ciclo do ensino secundário geral 27.351, II ciclo técnico- profissional 60 vagas, II ciclo do ensino secundário geral 5.809, magistério 2.165, institutos técnicos e politécnicos 4.711 vagas.
Contudo, disse que a província vai contar, no presente ano lectivo, com uma rede de 490 escolas, sendo 475 públicas, uma pública-privada e 14 privadas, que perfazem seis mil 651 salas de aula, para um universo de 526 mil 221 alunos matriculados nos distintos ciclos e subsistemas de ensino geral.
Refira-se que entram em funcionamento102 novas salas de aula, construídas no âmbito do Planto Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM) e do programa de combate à pobreza. CIJ/LC/ALH