Dundo - A fase de generalização do segundo período de Exame Nacional piloto, abrangeu mil e 983 alunos das 6ª, 9ª e 12ª Classes de quatro municípios da província da Lunda Norte.
A informação foi prestada pelo coordenador da comissão provincial para do projecto na Lunda Norte, Manuel Sonico, sublinhando que os 1.983 alunos começaram a ser submetidos aos exames hoje, quarta-feira.
Disse que a província conta com um centro de exame, instalado na escola “Eusébio Nelson”, na centralidade do Mussungue, município de Chitato, para o acompanhamento e fiscalização do processo.
Para esta fase, prosseguiu, os alunos estão a ser avaliados na disciplina de Língua Portuguesa de Matemática, acrescentando que os exames nacionais, que terminam quinta-feira, visam aferir o grau de aprendizagem dos alunos e verificar o estado real do Sistema Educativo.
No presente ano lectivo a província da Lunda Norte matriculou 246 mil e 428 alunos em todos os subsistemas de ensino não universitário.
A rede escolar da província da Lunda Norte é constituída por 219 escolas, um total de mil e 795 salas de aulas, asseguradas por cinco mil e 321 professores.JVL/HD