Huambo - A candidatura do professor catedrático Fernando Maia ao cargo de reitor da Universidade José Eduardo dos Santos (UJES), no Huambo, foi definitivamente invalidada pela Comissão Eleitoral, soube, este sábado, a ANGOP.
A pretensão de Fernando Maia, professor catedrático e decano da Faculdade de Medicina Veterinária, foi inicialmente rejeitada no passado dia 13, por inconformidade com os diplomas legais que regulam o processo.
Entre os quais, destaca-se a má referência, no curriculum vitae, dos elementos probatórios, um dos requisitos fundamentais que atestam as qualidades académicas e profissionais do candidato.
A comissão rejeitou, igualmente, os integrantes da lista de Fernando Maia, para os cargos de vice-reitores para área Académica e Científica, respectivamente.
Falando à ANGOP, o presidente da Comissão Eleitoral, Alexandre Duarte, disse que a invalidação da candidatura do professor Fernando Maia resultou do facto de o mesmo não ter conseguido suprir as insuficiências constantes do processo de eleição do novo reitor.
“Mesmo depois do prazo estipulado, a reclamação foi apresentada com várias falhas, tanto do candidato a reitor, como dos aspirantes a vice-reitores, daí a razão de não ser readmitida”, explicou.
Segundo o responsável, a invalidação surgiu ainda depois de terem sido analisados todos os procedimentos legais constantes nos diplomas que regem o processo, com a convocação dos candidatos para a correcção de possíveis irregularidades.
Por isso, Alexandre Duarte desafia o professor Fernando Maia a colocar, em público e devidamente fundamentada, a resposta da invalidação definitiva da sua candidatura, caso se sinta injustiçado.
Face à situação, informou que foi apenas admitida a candidatura da professora associada Virgínia Quartin, actual vice-reitora para área Científica e Pós-graduação da instituição, por estar em conformidade com os requisitos estabelecidos.
Disse que o processo vai prosseguir apenas com uma candidatura a candidatura da professora Virgínia Quartin, sem qualquer possibilidade de readmissão do outro aspirante.
Fernando Maia, professor universitário há 18 anos, é médico veterinário, doutor na especialidade de Produção Animal.
Já Virgínia Quartin, professora universitária desde 1987, é doutora em Engenharia Agronómica, com mestrado em Produção Tropical e licenciatura na especialidade de Engenharia Agronómica.
A eleição do novo reitor da UJES, em substituição de Cristóvão Simões, no cargo desde a sua fundação em 2009, está marcada para o dia 17 de Maio, no âmbito do processo electivo dos órgãos colegiais e singulares da instituição, iniciado a 21 de Fevereiro último.
Fundada em 2009, no âmbito do redimensionamento da Universidade Agostinho Neto, a UJES tem sob a sua tutela o Instituto Superior Politécnico, as faculdades de Economia, Direito, Medicina, Ciências Agrárias e Medicina Veterinária.
Conta com 500 professores, entre angolanos e estrangeiros, ao passo que a população estudantil está estimada em dez mil inscritos em 16 cursos de licenciatura.