Soyo – Após sucessivos actos de sabotagem e pilhagem, desde a sua inauguração em 2013, o complexo escolar nº 20, localizado no bairro da Garra, periferia da cidade do Soyo, província do Zaire, viu, recentemente, restituídas todas as portas e janelas das salas de aula e gabinetes administrativos, constatou a ANGOP, esta terça-feira.
Foram ainda repostos os gradeamentos de protecção das janelas e portas de vidro que também tinham sido removidos por meliantes.
O complexo escolar da Garra com 18 salas de aula foi igualmente alvo de saque e roubo de material informático e eléctrico, assim como de cadeiras e sanitas.
As acções dos vândalos só foram contidas com o recrutamento de agentes de protecção física e o reforço do sistema de vigilância pelas autoridades competentes.
A instituição atende cerca de dois mil alunos em dois turnos, da pré ao II ciclo do ensino secundário, incluindo o subsistema de ensino de adultos, com o concurso de cerca de 40 professores.
A referida escola remonta a 1963, na altura com apenas duas salas de aula, a que foram acrescidas outras 16 salas, uma biblioteca, área administrativa e outros compartimentos. PMV/JL