Cazenga - Uma escola primária de seis salas de aula, com capacidade para 500 alunos, foi inaugurada sábado, no distrito urbano do Kima Kieza, município do Cazenga (Luanda), com vista à permitir a inserção de mais crianças, sobretudo órfãs, no sistema de ensino, numa iniciativa da Associação das Escolas Comunitárias (AEC).
Enquadrada no projecto "Novo amanhâ", a escola comporta área administrativa, sala dos professores e de emergências médicas, casas de banho, entre outros compartimentos.
Em declarações à imprensa, o coordenador do programa, Neves Bunga, disse que a unidade estudantil vai acolher alunos, dos seis aos 12 anos, de famílias vulneráveis de forma gratuita.
“Este projecto está a ser implementado em parceria com o Ministério da Educação. Trata-se da segunda escola no município do Cazenga, sendo que já apadrinhamos outra no distrito urbano do Hoji-Ya-Henda, com vista à contribuir na inserção de mais crianças no sistema de ensino”, salientou.
Para além de Luanda, disse, o programa está a ser implementado nas províncias do Uíge, Bengo, Malanje e Cabinda, estando a beneficiar mais de 150 comunidades carenciadas.
Por seu turno, o coordenador do ensino primária no município do Cazenga, Mateus Teixeira, enalteceu a iniciativa da AEC, sublinhando que está a contribuir na redução do número de crianças fora do sistema de ensino na circunscrição.
A Associação das Escolas Comunitárias foi fundada a 12 de Maio de 2006 e tem como objectivo auxiliar o Governo na resolução dos problemas educacionais.PLA/ACS/MCN