Cacuaco – O distrito urbano do Kikolo, no município de Cacuaco, conta neste ano lectivo 2022/2023 com um complexo escolar de 22 salas de aulas, para acolher dois mil e 100 alunos do I ciclo
A estrutura inaugurada segunda-feira, pelo vice-governador de Luanda para a Área Técnica e Infra-estruturas, Cristiano Ndeitunga, foi reconstruída com apoio da Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANPG) e a empresa PGS – Geofisical Angola.
Orçada em 300 milhões de kwanzas, a unidade de ensino de dois pisos conta com salas equipadas e um campo multiuso para actividades desportivas.
Na ocasião, o vice-governador de Luanda para a Área Técnica destacou a importância do processo de ensino exercido em boas condições de acomodação, tanto para os alunos como os docentes.
Cristiano Ndeitunga reafirmou o engajamento do Executivo para a contínua aposta no sector da Educação, por ser a alavanca para o desenvolvimento das sociedades.
Por sua vez, o secretário de Estado para os Recursos Naturais, Jânio Correa Victor, reiterou o apoios na construção e reabilitação de infra-estruturas escolares nas comunidade, para o aumento do número de crianças no sistema de ensino.
O presidente do Conselho de Administração da Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANPG), Paulino Jerónimo, sublinhou que todos devem olhar para o sector social com responsabilidade e espírito de inter-ajuda.
O administrador de Cacuaco, Auzilio Jacob, disse que a infra-estrutura veio responder uma das principais necessidades dos habitantes do Kikolo, que antes andavam quilómetros para ter acesso a uma escola.
"É um ganho para o município, visto que a construção desta escola representa a preocupação do Governo para com o ensino e a formação, elementos importantes para a solidificação de qualquer Estado", sustentou.
O distrito urbano do Kikolo conta agora com cinco escolas públicas do ensino primário para mais de 320 mil habitantes. Esta junta-se a outras 16 construídas nos últimos anos no município no âmbito do PIIM.