Caxito – Diferente do primeiro dia de aulas (segunda-feira), várias escolas da cidade de Caxito e na Açucareira, província do Bengo, registaram esta terça-feira, uma presença considerável de alunos e professores.
A ANGOP fez uma ronda no Magistério “Kimamuenho”, nos Institutos Médios Politécnicos, Liceu nº 379, na Escola 11 de Novembro da Açucareira, entre outras unidades, e testemunhou o início das aulas, com um número considerável de alunos e professores, que aproveitaram o primeiro contacto para a tradicional apresentação de ambos.
O director pedagógico do Magistério Kimamuenho de Caxito, André Luís, disse que o dia de hoje foi dedicado à apresentação aos novos alunos, organização das salas, assim como o contacto com o regulamento interno.
Já o subdirector pedagógico do Instituto Politécnico do Bengo, Domingos Camussoco, disse que hoje registou-se uma presença considerável de professores e estudantes, diferente do primeiro dia que notou-se a ausência de alunos.
No Liceu 4 de Fevereiro nº 379, o director da instituição, Cândido João, apelou aos pais e encarregados de educação, cujos filhos insistem em faltar, no sentido de os enviarem à escola, com vista a estarem alinhados ao plano curricular.
A província do Bengo matriculou no ano lectivo 2024/2025, 150.576 alunos, distribuídos em 216 escolas, das quais 186 do sector público, 23 privadas e sete comparticipadas, asseguradas por 5.617 professores.
De acordo com o calendário oficial, as actividades docente-educativas do ensino geral decorrem no período de 2 de Setembro a 31 de Julho de 2025.
O calendário abrange 48 semanas escolares, sendo 41 de actividades lectivas e nove feriados nacionais e pontes. FS/PA