Huambo – Pelo menos 150 alunos dos centros de formação técnico-profissional e institutos médios politécnicos do Huambo participam, desde hoje, quarta-feira, da exposição de invenções tecnológicas e iniciativas empreendedoras, na IV edição da Feira do Ensino (FETFOPE).
Trata-se de formandos locais adstritos aos dos centros do Instituto Nacional de Emprego e Formação Profissional (INEFOP), no Centro Local de Empreendedorismo e Serviço de Emprego (CLESE), no projecto de Revitalização do Ensino Técnico e da Formação Profissional (RETFOP) e escolas politécnicas públicas e privadas.
O evento, com término previsto para quinta-feira, decorre no interior do pavilhão Osvaldo Serra Van-Dúnem, sob o lema “Formar melhores qualificações, mais oportunidade”, numa iniciativa da RETFOP, em parceria como o INEFOP, com financiamentos da petrolífera “PetroAngola” e da União Europeia.
Para além da exposição tecnológica, bens alimentares, vestuários e outras iniciativas empreendedoras, a actividade vai contar com a realização de uma palestra sobre “Empreendedorismo, estado da formação profissional e ensino técnico na província do Huambo”.
Na ocasião, o director do gabinete da Educação na província do Huambo, Mário Rodrigues, disse que a exposição acontece num momento particular, dada a procura de jovens nos cursos do ensino técnico-profissional, comparativamente às escolas do ensino geral.
Disse que o evento pretende congregar os empreendedores, institutos médios politécnicos, centros de formação técnico-profissional, entidades empregadoras, entre outras instituições, com o objectivo de se aprimorar as oportunidades do mercado de emprego.
Mário Rodrigues reiterou o empenho do Governo do Huambo e seus parceiros no aumento da oferta formativa nas áreas de ensino técnico-profissional, para a capacitação da juventude.
Informou que esta província conta com 42 escolas do ensino técnico, do I e II ciclos, sendo 33 privados e nove públicos, nos municípios do Bailundo, Caála, Cachiungo, Huambo e Longonjo.
Dos cursos ministrados, destacou as áreas de Enfermagem Geral, Análises Clínicas, Estomatologia, Informática, Construção Civil, Desenhador Projectistas, Máquinas e Motores, Energia e Instalações Eléctricas e Agro-alimentar.
Por sua vez, o coordenador-geral do projecto de Revitalização do Ensino Técnico e da Formação Profissional (RETFOP), Alexandre Rosa, considerou importante a exposição, que visa a divulgação do ensino técnico-profissional e dos empreendedores nacionais.
Referiu que a IV edição da feira do Ensino Técnico, Formação Profissional e Empreendedorismo visa unir o que se ensina nas escolas politécnicas e centros públicos e privados da província do Huambo, para além de promover a interacção com os empresários locais, para maior atenção nos talentos dos jovens.
Lembrou que a RETFOP é um programa de cooperação do Governo angolano com a União Europeia, orientado para a revitalização do ensino técnico-profissional.
As edições anteriores da feira do Ensino Técnico, Formação Profissional e Empreendedorismo aconteceram nas províncias de Benguela, Huíla e Uíge. ZZN/JSV/ALH